Caritas Moçambicana participa na Primeira reunião do projecto 𝐑𝐞-𝐂𝐫𝐚𝐟𝐭𝐬

Representada por duas colaboradoras, a Caritas Moçambicana fez-se presente na primeira reunião de lançamento do projecto 𝐑𝐞-𝐂𝐫𝐚𝐟𝐭𝐬, um projecto internacional que junta parceiros de Portugal, Espanha, Moçambique, Cabo Verde e Angola para promover o artesanato sustentável, o upcycling e o turismo cultural e verde através da educação profissional.

O encontro, que teve lugar na Espanha, juntou representantes dos seis parceiros do projecto: Rosto Solidário (Portugal), Fedespab - Associação de Ensino e Desenvolvimento de Paços de Brandão (Portugal), Cáritas de Angola (Angola), Caritas Moçambicana(Moçambique), Espaço Jovem SV (Cabo Verde) e ASPAYM Castilla y León (Espanha).

O projecto Re-Crafts - Fortalecimento da Educação Profissional para promover empreendedores de Artesanato e Upcycling na cadeia do Turismo Cultural e Verde – financiado pelo Erasmus +, tem como missão revitalizar o artesanato local e promover práticas sustentáveis por meio da educação profissional e do fortalecimento de empreendimentos culturais e turísticos baseados em reciclagem e valorização do património cultural. Esta iniciativa reúne uma rede de parceiros comprometidos com a inclusão, a sustentabilidade e o desenvolvimento comunitário dos 5 países.

O objectivo central do Re-Crafts é fortalecer o património cultural local por meio do turismo e da expressão artística, capacitando comunidades a criar produtos sustentáveis a partir de materiais reciclados e locais. O foco está na formação profissional de qualidade e na promoção do empreendedorismo, contribuindo para a geração de emprego e a valorização de saberes tradicionais em contextos contemporâneos.

O projecto vai capacitar formadores, artesãos e empreendedores para desenvolver produtos sustentáveis a partir de materiais reciclados, reforçando a ligação entre o artesanato, o turismo cultural e a economia circular.

Previous
Previous

Caritas Diocesana da Beira inaugura novo mercado do Centro de Reassentamento de Mandruzi

Next
Next

Caritas Pemba integra iniciativa de empoderamento às Mulheres deslocadas de Cabo Delgado