Resposta Humanitária – Emergência e Calamidades Naturais
Objectivo: A Caritas Moçambicana pretende contribuir para aumentar a resiliências das famílias que vivem em locais de maior vulnerabilidade usando meios locais e sustentáveis.
Orientação Estratégica – A Caritas Moçambicana vai continuar a criar capacidades internas de resposta às emergências e calamidades naturais, através da angariação de fundos para responder às necessidades das populações. Tem sido prática a elaboração de programas de emergência financiados pelos parceiros, orientados às necessidades dos atingidos e na planificação do Governo, através do INGD e nos Clusters humanitários, tanto a nível nacional como provincial.
Como tem sido tradição, a Caritas Moçambicana vai continuar a ser guiada por normas internacionais de direitos humanos e das normas humanitárias mínimas.
A Caritas Moçambicana vai, igualmente, apoiar na mitigação/recuperação/reabilitação e resiliência das comunidades. Por outro lado, a CM deseja adoptar a Redução do Risco de Desastres Naturais (RRDN) como abordagem central e vai fazer parte das intervenções na área Humanitária/Emergências e Programas de meios de vida sustentáveis.