Caritas Maputo lança campanha de apoio às vítimas das cheias e inundações
Com o apoio do Arcebispo da Arquidiocese de Maputo, Dom João Carlos Nunes, a Caritas Arquidiocesana de Maputo está a mobilizar voluntários para responder às cheias em vários distritos da província de Maputo. Neste contexto, está em curso uma acção de recolha de roupas e outras doações para o posterior encaminhamento às famílias afectadas.
Por meio de uma mensagem endereçada aos fiéis cristãos da sua Arquidiocese, Dom João Carlos Nunes, Arcebispo de Maputo fez saber que a Caritas Arquidiocesana de Maputo está a levar a cabo uma campanha de recolha de apoios, contando com a generosidade de cristãos e de todas as pessoas de boa vontade, com o objectivo de mitigar o sofrimento de tantas famílias atingidas.
Trata-se de um sinal concreto de uma fé que se faz próxima e solidária. “Encorajamos vivamente as paróquias, comunidades, grupos e todos os fiéis da Arquidiocese a continuarem a mobilizar-se, promovendo gestos simples, mas eficazes, de auxílio fraterno. Todos podem dar a sua contribuição, por menor que seja. Cada gesto conta, cada partilha é um sinal de esperança para quem perdeu quase tudo”, apelou o Arcebispo.
Por outro lado, em coordenação com a Comissão Episcopal para Migrantes, Refugiados e Deslocados (CEMIRDE), está em curso um plano de distribuição dos bens, bem como a recolha de informações actualizadas sobre as zonas mais afectadas. Para melhor organização e posterior distribuição, todo o apoio está a ser concentrado na sede da Caritas Arquidiocesana de Maputo, sita na Avenida Amílcar Cabral, nr 777 – Cidade de Maputo.
Até então foram mobilizados mais de 25 voluntários, contando ainda com a disponibilização de uma viatura por parte de um voluntário para apoio nos trabalhos de campo e recolha de dados e doações.